Alimentos: quais ajudam e quais prejudicam a fertilidade?

Conheça alguns dos alimentos que são aliados da saúde reprodutiva e também aqueles que devem ser evitados por homens e mulheres que estão tentando engravidar.

Toda mulher que está tentando engravidar certamente já ouviu diversas receitas para aumentar a fertilidade com ajuda da alimentação. Apesar de controverso, já existem diversos estudos que comprovam que, enquanto alguns alimentos podem sim ajudar a saúde reprodutiva, outros podem atrapalhar – e muito! – a fertilidade. Confira essa lista que fizemos:

 

OS VILÕES
Cafeína: presente em chás, bebidas energéticas, chocolate e no famoso cafezinho, a cafeína inibe a ação dos músculos que levam o óvulo até o útero, bem como das células presentes na parede das tubas uterinas
Açúcar: o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar pode afetar o bom funcionamento da hipófise, uma glândula responsável por produzir os hormônios que estimulam a produção dos óvulos e dos espermatozoides.
Alimentos Processados e Frituras: lanches embalados, bolachas, refrigerantes, batata frita e muitos outros alimentos podem conter gorduras trans, que são prejudiciais para a saúde reprodutiva.

 

OS ALIADOS:
Feijão Preto: este alimento contém diversos minerais essenciais para a saúde, como manganês, proteína, magnésio e ferro, além de regular o nível de açúcar no sangue e promover o equilíbrio hormonal.
Inhame: apesar de ainda não haver estudos conclusivos sobre este alimento, o seu consumo é recomendado por nutricionistas por ser rico em fibras e fito-hormônios valiosos para a saúde da mulher.
Zinco: mineral presente em carnes magras de aves, ostras, leite, grãos integrais, nozes, ovos e leguminosas, o zinco é essencial para a saúde reprodutiva.

 

Estes são só alguns dos alimentos dignos de atenção para casais que tentam engravidar. É muito importante também buscar orientação médica para uma dieta completa, equilibrada e saudável para mamães e bebês.

 

Quer saber mais? Mande uma mensagem para os nossos especialistas!

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.