Menopausa precoce: sintomas e causas.

Saiba mais sobre um quadro clínico que atinge 7% das mulheres em idade reprodutiva.

A menopausa precoce é um quadro clínico no qual a mulher para de menstruar antes dos 40 anos. Em situações normais, as mulheres deixam de menstruar entre os 45 e…

A menopausa precoce é um quadro clínico no qual a mulher para de menstruar antes dos 40 anos. Em situações normais, as mulheres deixam de menstruar entre os 45 e os 55 anos, perdendo assim, sua capacidade reprodutiva. Mas em 7% da população feminina, a menopausa chega antes dos 40 anos, que é quando diagnostica-se o quadro de menopausa precoce.

Os sintomas são idênticos aos da menopausa normal:

– Ondas de calor, também conhecidas como “fogacho”
– Suores noturnos
– Insônia
– Ressecamento vaginal
– Diminuição da libido
– Diminição na memória e da concentração
– Redução na massa óssea
– Ganho de peso
– Depressão

Dentre as causas da menopausa podemos citar os tratamentos à base de quimioterapia e radioterapia, menopausa cirurgica. Porém, também há casos em que a menopausa pode ter origem genética e ainda há casos em que não há uma causa determinada. Sabe-se que fatores como alimentação, estresse e doenças autoimunes também podem levar ao quadro de menopausa precoce.

Independente da idade em que acontece, a menopausa é um período muito sensível na vida de uma mulher, e quando a menopausa chega precocemente ela aumenta as chances da mulher sofrer de doenças cardiovaculares e neurocognitivas, por isso, é muito importante que você fique atenta aos sintomas.

Está apresentando sintomas típicos de menopausa? Ficou 3 ciclos consecutivos sem menstruar? Procure um médico!
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.