Mulheres que passaram por tratamento de câncer de mama podem engravidar?

Sim, é possível. Um estudo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) revelou muitas mulheres que passaram por um tratamento de câncer de mama conseguiram engravidar posteriormente. Além disso, este…

Sim, é possível. Um estudo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) revelou muitas mulheres que passaram por um tratamento de câncer de mama conseguiram engravidar posteriormente. Além disso, este estudo apontou que a gravidez e a amamentação surtem efeitos protetivos contra o reaparecimento da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres, com 22% de casos novos registrados por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Mesmo que a faixa de maior incidência da doença esteja no período da pós-menopausa, isto é, depois dos cinquenta anos, o número de mulheres diagnosticadas mais precocemente aumentou significativamente.

Muitas mulheres nessa faixa etária se amedrontam diante do diagnóstico de câncer de mama, o que é natural, visto a gravidade da doença. Entretanto, quando descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura são de 95%, de acordo com estatísticas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

A pesquisa analisou uma amostra de 1.207 pacientes com idades inferiores a 50 anos por uma década, todas diagnosticadas com câncer de mama não-metastático, ou seja, o tipo em que as células cancerígenas ainda não tinham se espalhado para outros órgãos do corpo. Ao todo, 333 participantes conseguiram engravidar, o que corresponde a 28% do total. 57% da população avaliada durante o estudo possuía um tumor RE-positivo, ou seja, neste caso, as células cancerígenas são receptoras de estrogênio e se proliferam em resposta ao hormônio.

Fonte: https://claudia.abril.com.br/saude/apos-tratamento-mulheres-com-cancer-de-mama-podem-engravidar/#

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.