O médico pediu um espermograma, mas você sabe o que é?

O espermograma é um dos exames obrigatórios para um casal que está com dificuldades para engravidar. Nele, o médico é capaz de verificar a qualidade dos espermatozoides e também a…

O espermograma é um dos exames obrigatórios para um casal que está com dificuldades para engravidar. Nele, o médico é capaz de verificar a qualidade dos espermatozoides e também a saúde da próstata do homem. O exame simples, indolor e não é invasivo: o homem colhe uma amostra de sêmen por meio de masturbação e esta amostra é enviada ao laboratório para análise.
O espermograma mede, entre outras coisas, a quantidade de espermatozoides por ml de sêmen, além de avaliar a morfologia, o pH, a velocidade e a motilidade dos espermatozoides. Ele também aponta possíveis problemas de próstata, levando em consideração a viscosidade e da acidez do líquido seminal.
Caso o espermograma apresente alguma anormalidade no sêmen que impeça ou dificulte o casal de ter filhos, um médico especialista em reprodução humana pode orientar sobre os tratamentos disponíveis, sendo o mais comum, a Fertilização in vitro.

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.