Quando procurar um médico especialista em infertilidade?

A não ocorrência de gestação após o período de 12 meses de tentativas é um sinal de dificuldade de engravidar.

As chances de um casal saudável, que mantém relações sexuais com frequência (2 a 3 vezes por semana) sem uso de preservativos e técnicas anticoncepcionais, engravidar gira entre 20 e…

As chances de um casal saudável, que mantém relações sexuais com frequência (2 a 3 vezes por semana) sem uso de preservativos e técnicas anticoncepcionais, engravidar gira entre 20 e 25% a cada ciclo.

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, a não ocorrência de gestação após o período de 12 meses de tentativas, com relações sexuais frequentes (2-3 vezes por semana) e desprotegidas, é um sinal de que pode haver alguma dificuldade de engravidar.

Segundo estudos realizados com casais que estavam tentando de engravidar, cerca de 85% demoraram até um ano para concretizar a gravidez.

Por isso, se após 12 meses a gestação não ocorrer, é recomendado é que se procure um médico médico ginecologista, capacitado em reprodução humana.

Mas isto não é uma regra, há casos em que este procedimento deve ser feito antes desse perí­odo. Dentre eles podemos destacar:

1) Mulheres com mais de 35 anos: a partir de 35 anos de idade a reserva ovariana da mulher diminui rapidamente e qualidade das células, também. Isso se intensifica a partir dos 37 anos e complicando muito após os 40 anos.

2) Mulheres com menstruação irregular: ciclos irregulares de menstruação é sinal de problemas de ovulação, o que possívelmente irá dificultar a gravidez.

3) Endometriose: A endometriose é uma das doenças mais comuns encontradas em clínicas de reprodução humana. Mulheres que possuem endometriose devem ficar atentas pois.

4) Tabagismo: para as mulheres, o cigarro pode afetar a qualidade dos óvulos causando o envelhecimento precoce das células. Ja para os homens, pode diminuir a produção e qualidade de espermatozoides. Por isso, se após 6 meses de tentativas a gestação não ocorrer é recomendado que procure um médico.

5) Obesidade: o excesso de gordura pode levar ao desarranjo hormonal e influencia na produção de espermatozoides do homem e na ovulação da mulher. Por isso, se após 6 meses de tentativas a gestação não ocorrer é recomendado que procure um médico.

6) Infecções: Algumas infecções, como clamídia e prostatites, podem deixar sequelas para a fertilidade humana, mesmo depois de curadas.

7) Cirurgias ginecológicas: algumas cirurgias ginecológicas, como a retirada de miomas e cisto de ovário, também podem dificultar a gravidez.

8) Varicocele: Essa condição é uma das principais causas de dificuldade na produção do sêmen. Trata-se de uma dilatação das veias na região escrotal.

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.