Você sabe o que é Beta HCG?

O beta HCG consiste em uma fração do hormônio HCG (ou Gonadotrofina Coriônica Humana). Por ser um hormônio produzido exclusivamente durante o período gestacional, sua presença em testes de urina…

O beta HCG consiste em uma fração do hormônio HCG (ou Gonadotrofina Coriônica Humana). Por ser um hormônio produzido exclusivamente durante o período gestacional, sua presença em testes de urina ou de sangue caracteriza a gravidez.

O hormônio HCG é produzido pelo trofoblasto, estrutura que dará origem à placenta, por isso podemos dizer que ele tem um papel fundamental na gestação.

Os testes de gravidez de farmácia identificam a gravidez pois possuem reagentes ao HCG. Contudo, como a estrutura do HCG é semelhante à de outros hormônios, o teste de farmácia só tem validade depois que a produção do HCG já está alta, ou seja, em geral após 40 dias da ultima menstruação. Por isso que em clínicas de reprodução humana os médicos pedem o exame de sangue, pois ele é mais preciso quando feito precocemente ao atraso da menstruação.

Os valores do beta HCG variam muito de uma mulher para a outra, por isso, havendo indícios da gravidez os médicos costumam fazer ultrassom ou pedir para repedir o teste para confirmar o diagnóstico.

Em uma gestação normal, a taxa do Beta HCG costuma dobrar a cada 24 ou 48 horas. Quando isto não acontece pode ser indicio de que a gravidez não irá progredir. E nos caso de um pequeno aumento pode ser que tenha alguma complicação.

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.