Quando pode ocorrer abortos espontâneos durante a gravidez?

Toda mulher que engravida sabe ou já ouviu alguém falar que precisa esperar passar o período das 12 semanas iniciais antes de espalhar a notícia da gravidez. o Motivo é científico, mas existe muita superstição em torno dessa prática.

Cientificamente, é estimado que 20% das gestantes sofrem aborto espontâneo até a 16ª semana de gravidez, por isso, durante gerações se espalhou a falsa crença de que contar sobre a gravidez antes desse período pode dar azar.

Apesar de abortos espontâneos acontecerem com maior frequência no primeiro trimestre, existem casos em que eles acontecem em outros momentos da gravidez. E isto independe se a gravidez veio por meio natural ou por tratamento de reprodução assistida.

Por isso, o período certo para contar sobre uma gravidez é aquele em que o casal se sente confortável em compartilhar a novidade. Pode ser logo nas primeiras semanas, pode ser depois do terceiro trimestre ou quando a barriguinha começar a aparecer. O importante é estar à vontade para compartilhar a notícia com aqueles que você ama, independente do que os outros vão falar.

Mas lembre-se, se o aborto espontâneo vier a se repetir, consecutivamente por 3 ou mais vezes de tentativas de engravidar, é recomendado que seja realizada uma investigação rigorosa para identificar as possíveis causas para os abortamentos. Existem diversas causas para o chamado Aborto de Repetição (saiba mais aqui).