Você consome vegetais orgânicos?

Um estudo acaba de ser publicado na respeitada revista Human Reproduction (março 2015) abordando a fertilidade masculina, ou melhor, o impacto do consumo de frutas e vegetais com alto teor de pesticida sobre a  qualidade do sêmen.

iStock_000018377582XSmall

Verificou-se que os homens com alto consumo desses alimentos ricos em pesticidas apresentaram uma contagem de espermatozóides 49% menor do que os homens que consumiam vegetais com baixo a moderado teor de resíduos. Além disso, esse último grupo ainda  apresentou 32% mais espermatozoides morfologicamente íntegros.

Em 2013 a Anvisa avaliou o nível de agrotóxicos em 13 tipos de alimentos. Veja cinco variedades que apresentaram nível acima do permitido em praticamente metade das amostras analisadas: pimentão, morango, pepino, alface, cenoura.

É cada vez mais fácil encontrar orgânicos nas gôndolas dos mercados ou utilizar serviços delivery. O preço ainda é superior, mas com certeza vale a pena investir nesses alimentos, principalmente quando o desejo é de engravidar.