Você ja pensou em congelar seus óvulos?

O congelamento de óvulos é uma técnica para a preservação da fertilidade que vem se tornando realidade para muitas mulheres.

Indicado principalmente para mulheres que passarão por quimioterapia ou radioterapia, mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou alguma doença ovariana, o congelamento de óvulos também tem sido uma opção para mulheres que desejem postergar a maternidade.

Untitled-7

O congelamento é uma técnica que conserva as características dos óvulos, fazendo com que eles não envelheçam, o que possibilita eles serem usados anos depois.

Por isto este procedimento é bastante interessante não só para as mulheres que se deparam com problemas de saúde, mas também para aquelas que planejam a maternidade futura, mas ainda não têm um parceiro ou se encontram num momento da vida onde existem outras prioridades.

Embora não existe uma idade máxima para que a mulher opte pelo congelamento de óvulos, é importante lembrar que o procedimento realizado com um óvulo mais velho reduz bastante as chances de que se torne um embrião. Portanto, em qualquer situação que se decida pelo congelamento do óvulo, o mais indicado é que seja feito antes dos 35 anos.

Outra vantagem do método é o fato de não envolver nenhum questionamento ético, uma vez que – caso desista do projeto de engravidar – a mulher pode optar pelo descarte do óvulo, já que se trata apenas de um gameta como o que expele naturalmente a cada ciclo menstrual.

 

Como funciona

Neste procedimento, as pacientes são submetidas a uma indução de ovulação nos moldes de fertilização in vitro para que sejam extraídos os óvulos. É considerado – na maioria dos casos – um bom número de reserva cerca de 20 óvulos.

Quanto ao processo da gravidez em si, não existe nenhuma diferença da fertilização in-vitro e da ICSI. Depois de descongelado, o ovulo será fertilizado em laboratório e implantado no útero da mulher.

 

Por diferentes razões, cada vez mais mulheres têm feito a opção pelo congelamento de óvulos e, embora a técnica não possa garantir a gravidez, as taxas de resultado positivo tem se mostrado uma alternativa real para manter a esperança da maternidade.