Clínica Vivitá
Segunda - Sexta
08:00 às 18:00
011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br
Siga-nos
HomeA clínica
Blog
Infertilidade/
Fatores femininos

Adenomiose

A adenomiose é uma condição caracterizada pelo crescimento de células do endométrio no músculo do útero, o miométrio. Por ser muito parecida com a endometriose, estas doenças acabam sendo confundidas. A principal diferença entre elas é que na adenomiose, as células crescem no miométrio, enquanto na endometriose, as células se proliferam fora do útero.

A adenomiose é uma doença fortemente associada a casos de infertilidade feminina. Isso acontece porque a adenomiose se forma dentro do músculo do útero, deixando a parede deste órgão irregular, dificultando a implantação do embrião e levando a abortamentos com maior frequência.

Sintomas da Adenomiose

Os sintomas da adenomiose se parecem muito com os da endometriose: cólicas intensas, fluxo menstrual intenso, aparecimento de coágulos, dor durante a relação sexual, dificuldade para engravidar e, em casos mais severos, infertilidade.

Como diagnosticar a Adenomiose?

Os exames indicados para fazer o diagnóstico correto da adenomiose são: ultrassonografia pélvica, ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética da pelve. É importante ressaltar que é necessário que estes exames sejam realizados por um especialista na detecção da doença.

Tratamento para Adenomiose

Mulheres diagnosticadas com adenomiose e que desejam engravidar podem conseguir ter uma gravidez bem sucedida fazendo um bloqueio hormonal temporário para reduzir aquela adenomiose. Desta forma, a adenomiose terá um menor impacto sobre a estrutura do útero e assim, será mais fácil acontecer a implantação do embrião e a evolução da gravidez.

Se você tem adenomiose e quer engravidar, consulte um médico especialista em reprodução humana.

A adenomiose é uma doença que ocorre dentro do miométrio, a camada muscular do próprio útero, ocasionando o espessamento dentro do miométrio.⠀

E porque isso ocorre?⠀

Em mulheres saudáveis, o endométrio fica localizado apenas na parte interna do útero, mas em muitos casos, estas células endometriais podem se desenvolver em várias partes do corpo onde elas geralmente não são bem-vindas e podem causar desconforto, sangramentos e dificuldade para engravidar. Quando o tecido endometrial cresce entre as paredes do útero, ele recebe o nome de adenomiose. ⠀

A diferença entre estas duas doenças é o tema da nossa semana. Portanto, se você tiver dúvidas, fique atenta ao meu feed, pois eu vou publicar um vídeo falando mais sobre o assunto.⠀

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Ficou com dúvida?
Entre em contato conosco

Veja mais

Fatores femininos

Endometriose

Fatores femininos

Baixa Reserva Ovariana