Fator uterino

Fatores mais raros da infertilidade, porém não menos importantes

As alterações na cavidade uterina são mais raros de acontecer, mas quando ocorrem podem geram dificuldades para engravidar.

Fator uterino da infertilidade- alterações no úteroO fator uterino é um dos fatores mais raros da infertilidade, porém não menos importantes. São as condições adversas que acometem o útero e que podem ocasionar dificuldades para engravidar ou causar abortamentos repetidos.

Geralmente isso acontece quando há alguma alteração na cavidade uterina, que é revestida pelo endométrio. Causas relativamente comuns que elvam a distorção do endométrio são: miomas uterinos que invadem a cavidade uterina, pólipos endometriais (protuberâncias que se formam no endométrio), sinéquias uterinas (cicatrizes dentro do útero que distorcem sua cavidade) e mal formações uterinas. Estas distorções podem levar a dificuldade de fixação dos embriões no útero.

A avaliação do útero é feita através dos seguintes exames: ultrassom, histerossalpingografia, histerossonografia e histeroscopia.

A histeroscopia é o melhor exame para avaliar a cavidade uterina. Neste exame, uma câmera é introduzida dentro do útero permitindo a visualização completa de sua cavidade, como representado na imagem acima.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

89b7a-filhos-apos-40-web-300x149
Posso engravidar após 40 anos?

Sim, é possível. Mas isso depende da sua função ovariana.

saiba mais +
doacao-de-ovolus
Programa de Doação de Óvulos

Conheça nosso programa de doação de óvulos e saiba como isso pode ajudar no seu tratamento.

saiba mais +