O que é infertilidade

Infertilidade é a dificuldade para engravidar, isto é, quando está demorando mais tempo do que o esperado para que a gestação ocorra.

Estudos que acompanharam casais que estavam começando a tentar engravidar verificaram que 85-90% deles conseguiam atingir a gestação em até um ano. Foi a partir destes estudos que se começou a definir infertilidade como a não ocorrência de gestação após pelo menos um ano de tentativas, com relações sexuais frequentes (2-3 vezes por semana) e desprotegidas. Isto não significa que estas pessoas não consigam engravidar naturalmente ou que só o façam através de tratamento. Na prática, a definição médica do que é infertilidade é utilizada para sabermos quando devemos suspeitar que algo possa estar interferindo com o processo natural de reprodução. Assim, a definição é usada para sabermos a partir de quando devemos investigar um casal que está com dificuldades.

Contudo, existem situações nas quais a investigação dos fatores de infertilidade deve ser feita mais precocemente. Quando as mulheres têm 35 anos ou mais, por exemplo, recomenda-se investigar a infertilidade após 6 meses de tentativas. Isto ocorre não apenas porque nesta faixa etária aumenta a frequência de problemas que estão associados a infertilidade (endometriose, por exemplo), mas principalmente porque há uma redução natural da fertilidade das mulheres em média após os 35 anos.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

iStock_000018377582XSmall
A nutrição pode causar infertilidade?

Uma boa alimentação contribui para um melhor equilíbrio do organismo e portanto ao equilíbrio dos processos fisiológicos…

saiba mais +
inseminacao-artificial
Inseminação Artificial

A inseminação artificial, ou intra-uterina, é um tratamento extremamente simples e completamente diferente da FIV.

saiba mais +