Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Causas de Infertilidade

Estima-se que entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva são afetadas pela Síndrome dos Óvarios Policísticos (SOP), um distúrbio hormonal que provoca o inchaço dos ovários e a consequente aparição de bolsas (cistos) no local, o que interfere tanto na frequência quanto na qualidade da ovulação feminina.

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um doença caracterizada pela aparição de cistos repletos de líquido nos ovários. Estes cistos provacam alterações na atividade ovariana e são os causadores de cerca de 30% dos casos de infertilidade feminina.

Normalmente, os sintomas aparecem muito cedo, logo após a primeira menstruação, mas existem casos em que a doença só se manifesta mais tarde, em idade reprodutiva. Entre os sintomas mais comuns é possível destacar:

  • os ciclos menstruais irregulares (com mais de 35 dias de intervalo),
  • a menstruação atrasada ou amenorreia,
  • a produção excessiva de hormônios masculinos,
  • o surgimento excessivo de pelos faciais e/ou corporais, acne intensa, calvície e obesidade.

 

Tratamentos
Se você apresenta alguns dos sintomas apontados nesse artigo, é importante buscar um médico imediatamente. Antes de iniciar um tratamento, é preciso eliminar a possibilidade de outras doenças que possuem os mesmos sintomas da Síndrome do Ovário Policístico, entre elas: Hiperplasia Congênita da Adrenal, Doenças Tireoidianas, Hiperprolactinemia e Síndrome de Cushing.

Após essa primeira etapa de diagnósticos, é iniciado um tratamento de gestão dos sintomas da doença. Dependendo da avaliação clínica é possível tomar contraceptivos para regular a menstruação, ingerir metformina para tratar resistência à insulina e administrar hormônios para inibir o crescimento dos pelos indesejados.

Para as mulheres que desejam engravidar, são utilizadas medicações indutoras da ovulação e acompanhamento ultrassonográfico seriado da ovulação associados à relações sexuais programadas.

No caso dos medicamentos não surtirem efeito, uma opção é realizar um cirurgia ambulatorial chamada Perfuração Ovariana Laparoscópica. Trata-se de um procedimento cirúrgico capaz de favorecer a ovulação.

Outras possibilidades para mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) engravidarem estão nas técnicas de reprodução assistida de Inseminação Artificial ou a Fertilização in vitro (convencional ou ICSI).

 

Ainda tem alguma dúvida? Clique aqui e fale com a gente.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e curta nossa página no Facebook para acompanhar nosso conteúdo informativo.

 

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

embriões-vivita
Conheça as técnicas de Mini-FIV e FIV Natural

A Mini-FIV consiste na utilização de pequenas doses de medicações indutoras de ovulação. Ja a FIV Natural consiste no acompanhamento…

saiba mais +
banco_embrioes
O que são Banco de Embriões?

Este tratamento torna-se uma alternativa as pacientes apresentam uma baixa resposta às medicações.

saiba mais +