Trompas Uterinas

Causas de infertilidade

As alterações nas tubas uterinas (trompas) são as principais causas de infertilidade feminina. As distorções das trompas ocorrem, na maioria das vezes, como seqüela de doenças inflamatórias posteriores (principalmente as causadas por Clamídia).

Estudos mostram que as principais causas de infertilidade feminina estão relacionadas com alterações nas trompas uterinas . Isto porque as trompas têm papel fundamental para a ocorrência da gravidez, afinal, é através das trompas que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, além dela ter o papel primordial na movimentação do embrião até o útero.

As distorções das trompas uterinas ocorrem, na maioria das vezes, como sequela de doenças inflamatórias anteriores (principalmente as causadas por Clamídia e Gonococo) e pela endometriose, que nos dias atuais aparece como uma das maiores causas relacionadas aos problemas de infertilidade feminina.

Mas alterações nas trompas uterinas também podem ser provocadas de forma intencional como, por exemplo, através da laqueadura tubária.

Por isso, a avaliação das trompas uterinas é extremamente importante durante um tratamento para engravidar. O exame que avalia as trompas uterinas é chamado histerossalpingografia e pode ser visualizado na figura abaixo.

O exame consiste em injetar um contraste (líquido colorido), através do colo do útero, no aparelho reprodutor da mulher, para que seja possível a visualização da cavidade uterina e das trompas uterinas através de radiografias.

histerossalpingografia
Histerossalpingografia- exame de detecção de problemas com as trompas uterinas.

Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

fiv-fertilizacao-invitro
Fertilização “in vitro”

Atualmente a fertilização “in vitro” é o principal tratamento realizado nas clinicas de reprodução humana.

saiba mais +
trompas-uterinas
Posso engravidar tendo alteração nas trompas?

Conheça os tratamentos possíveis para mulheres que possuem alterações nas trompas uterinas.

saiba mais +