Doação de embriões

Tratamento para engravidar

Esse método é outro exemplo de como a reprodução assistida pode atuar no tratamento de doenças que não necessariamente estão ligadas a dificuldades de engravidar.

A Doação de embriões é outro exemplo de como a reprodução assistida pode atuar no tratamento de doenças que não necessariamente estão ligadas a dificuldade de engravidar.

Nessa técnica, os embriões obtidos através de fertilização “in vitro” (FIV), são biopsiados entre o terceiro e quinto dia de vida os embriões, extraindo algumas células de cada embrião.

As células são submetidas à análise genética pelo método de CGH, que revela possíveis alterações cromossômicas. Obviamente, os embriões cujas células apresentarem essas alterações não serão transferidos. A foto acima representa o momento da biopsia de um embrião.

As grandes indicações para realizar a biopsia de embriões são:

  • Alto risco de desenvolvimento de doenças genéticas

    Pacientes com maiores riscos de gerarem embriões com síndromes cromossômicas (como, por exemplo, mulheres com mais de 38 anos de idade) podem realizar a biópsia de seus embriões. Esse exame é capaz de identificar doenças como a Síndrome de Down e elimina, efetivamente, embriões com essas síndromes. Aliás, essa técnica é particularmente útil para pessoas que, sabidamente, possuem doenças genéticas com mutação específica. Essa mutação pode ser identificada em alguns casos e os embriões afetados não serão transferidos.

  • Doenças ligadas ao sexo

    Existem doenças que são exclusivas de algum sexo como, por exemplo, a hemofilia, que é uma doença quase exclusiva do sexo masculino. A análise genética dos embriões biopsiados permite a identificação dos cromossomos sexuais, possibilitando a transferência apenas de embriões de determinado sexo, ou seja, o mais apropriado a depender da doença. No caso da hemofilia, por exemplo, apenas embriões femininos serão transferidos.

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

barriga-de-aluguel
O que é “barriga de aluguel”

O útero de substituição, ou barriga de aluguel, é um tratamento cada vez mais importante em Reprodução Humana.

saiba mais +
doacao-de-ovolus
Programa de Doação de Óvulos

Conheça nosso programa de doação de óvulos e saiba como isso pode ajudar no seu tratamento.

saiba mais +