Doação de espermatozóides

Tratamento para engravidar

Doar espermatozoides é procedimento simples e que não oferece risco para os doadores. Homens entre 21 e 40 anos podem oferecer gametas saudáveis para casais cujo marido possua alguma disfunção espermatozóica, para casais homoafetivos femininos e para mulheres que desejem ter um filho de maneira independente. Tudo de forma anônima e sem fins lucrativos.

A doação de espermatozoides acontece quando um homem decide ceder seus gametas para um banco de esperma. Ele se dirige a um estabelecimento especializado, passa por uma triagem e em seguida, preenche um cadastro informando suas características físicas, além de ser submetido à coleta de sorologias, exame de cariótipo e cultura seminal, que são realizados antes da coleta e repetidos 6 meses após a doação. Dessa forma, garante-se, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a segurança do processo de doação.

Ao ser aprovado pelos padrões de qualidade do banco de esperma e da ANVISA, o doador realiza um procedimento masturbatório para extrair o sêmen, que por sua vez é tratado de forma que os espermatozoides sejam isolados de outros fluídos para serem criopreservados. Este processo de congelamento de gametas permite que os mesmos permaneçam aptos para serem utilizados mesmo depois de muitos anos congelados. Tudo isso sem nunca identificar o doador, uma vez que as leis brasileiras exigem que este processo seja totalmente anônimo para garantir a tranquilidade das pessoas que farão uso desse material genético.

Este tratamento é indicado para casais heterossexuais cujo marido não possui produção adequada de espermatozoides, por casais homoafetivos femininos que buscam uma inseminação artificial e também para mulheres que desejem ser mães solteiras.

Se você se encaixa em algum destes perfis, talvez tenha algumas dúvidas que a gente pode esclarecer aqui na Vivitá.

1. O que é um banco de sêmen?
São empresas especializadas em extrair, armazenar e disponibilizar amostras de sêmen doadas anonimamente e remuneração da parte dos doadores. Este é um ato voluntário!

2. Como escolher o sêmen?
Se optar por receber uma doação de sêmen, a receptora terá acesso à informações básicas sobre o perfil do doador, como cor dos olhos, cor do cabelo, tom da pele, peso, estatura, tipo sanguíneo, ocupação, religião e hobbies. A partir destas informações, a receptora poderá escolher o sêmen que mais se alinha com suas expectativas pessoais e familiares.

3. Quais são os bancos de sêmen disponíveis?
Aqui na Clínica Vivitá, temos dois parceiros que nos prestam este serviço:

– Pro-seed (www.pro-seed.com.br): É o banco de sêmen com maior número de opções dentre os brasileiros.

– FairfaxCryobank (www.fairfaxcryobank.com): Este banco de sêmen norte-americana oferece maior número de opções se comparado aos brasileiros. A amostra chega ao Brasil de 40 a 60 dias após a escolha do doador. Além das características gerais disponibilizadas pelos bancos de sêmen brasileiros (citadas acima), a FairfaxCryobank também informa: signo, graduação, temas e assuntos de maior interesse para o doador, história de gravidez prévia com sêmen do doador em questão, acesso a informações médicas sobre o doador (histórico de doenças familiares, hábitos de vida, características nutricionais), audioclips em que se permite ouvir a voz do doador, testes de personalidade realizados com o objetivo de caracterizar melhor a personalidade do doador e fotos do doador em diversas fases de sua vida.

4 – O que os doadore ganham com isso?
Não existe remuneração financeira para o doador dos espermatozoides. Este é um ato de solidariedade totalmente anônimo que permite que outras pessoas também possam vivenciar a maternidade. Aqui na Clínica Vivitá, você pode encontrar um doador para ajudar você a alcançar o objetivo de ser mãe.

 

Ainda tem alguma dúvida? Clique aqui e fale com a gente.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e curta nossa página no Facebook para acompanhar nosso conteúdo informativo.

 

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

banco_embrioes
O que são Banco de Embriões?

Este tratamento torna-se uma alternativa as pacientes apresentam uma baixa resposta às medicações.

saiba mais +
espermatozoides
Entenda o procedimento de obtenção de espermatozóides

Alguns homens podem não apresentar espermatozoides no sêmen ejaculado, para tanto existes algumas técnicas de obtenção de…

saiba mais +