Doação de espermatozóides

Tratamento para engravidar

Nos casos em que o casal necessite de espermatozóides de doadores para engravidar a Vivita conta com bancos de sêmen especializados.

Nossa clínica oferece opções de banco de sêmen aos casais que necessitam de doação de espermatozóides.

Algumas dúvidas frequentes sobre a doação de espermatozóides:

1. O que é um banco de sêmen?
Trata-se de amostras de sêmen disponibilizadas por doadores anônimos, sem fins lucrativos, que apresentem idade entre 21 e 40 anos e que preencham critérios que confirmem sua fertilidade.

Estas amostras são disponibilizadas para uso por casais em tratamentos de reprodução assistida e são obtidas através de masturbação e armazenadas sob temperaturas muito baixas (processo chamado Criopreservação).

Sabe-se que o sêmen pode ser mantido criopreservado por tempo indeterminado, sem que isso cause qualquer prejuízo à capacidade de fertilização dos espermatozóides após seu descongelamento.

É importante lembrarmos também que, para que se torne um doador de sêmen, todos os homens são submetidos à coleta de sorologias, exame de cariótipo e cultura seminal, que são realizados antes da coleta e repetidos 6 meses após a doação. Dessa forma, garante-se, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a segurança do processo de doação.

2. Como escolher o sêmen?
O cadastro dos doadores é repassado à clínica sem a identificação pessoal dos mesmos, sendo apresentadas algumas características às quais os casais terão acesso antes da escolha do sêmen.

3. Em quais casos se usa o banco de sêmen?
O uso de sêmen doado é indicado para mulheres solteiras que pretendem engravidar (produção independente), para casais homossexuais femininos e para casais com fator masculino grave (ou seja, alteração severa na produção de espermatozoides) quando não apresentam boa resposta aos tratamentos convencionais.

4. Quais são os bancos de sêmen disponíveis?
Nossa clínica trabalha com dois bancos de sêmen:

Pro-seed (www.pro-seed.com.br): é o banco de sêmen com maior número de opções dentre os brasileiros. Para orientação dos casais na escolha do sêmen, são disponibilizadas as seguintes características dos doadores: tipo sanguíneo, peso, estatura, cor dos cabelos, cor da pele, cor dos olhos, ocupação / trabalho, religião, hobbies, origem dos ancestrais.

FairfaxCryobank (www.fairfaxcryobank.com): banco de sêmen de origem norte-americana que oferece maior número de opções se comparado aos bancos de sêmen brasileiros. A amostra chega ao Brasil de 40 a 60 dias após a escolha pelo casal. Além das características gerais disponibilizadas pelos bancos de sêmen brasileiros (citadas acima), a FairfaxCryobank também apresenta aos casais as seguintes características dos doadores: signo, graduação, temas e assuntos de maior interesse para o doador, história de gravidez prévia com sêmen do doador em questão, acesso a informações médicas sobre o doador (histórico de doenças familiares, hábitos de vida, características nutricionais).

No site da FairfaxCryobank, encontram-se disponíveis também: acesso a audioclips em que se permite ouvir a voz do doador, acesso a testes de personalidade realizados com o objetivo de caracterizar melhor a personalidade do doador e fotos do doador em diversas fases de sua vida.

Se você tiver qualquer outra dúvida, entre em contato conosco!

 

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

banco_embrioes
O que são Banco de Embriões?

Este tratamento torna-se uma alternativa as pacientes apresentam uma baixa resposta às medicações.

saiba mais +
espermatozoides
Entenda o procedimento de obtenção de espermatozóides

Alguns homens podem não apresentar espermatozoides no sêmen ejaculado, para tanto existes algumas técnicas de obtenção de…

saiba mais +