Clínica Vivitá
Segunda - Sexta
08:00 às 18:00
011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br
Siga-nos
HomeA clínica
Blog
Tratamentos/
Procedimentos Complementares

Doação de espermatozoides

Doar espermatozoides é procedimento simples e que não oferece risco para os doadores. Homens entre 21 e 40 anos podem oferecer gametas saudáveis para casais cujo marido possua alguma disfunção espermatozóica, para casais homoafetivos femininos e para mulheres que desejem ter um filho de maneira independente. Tudo de forma anônima e sem fins lucrativos.

O que é um banco de sêmen?

São empresas especializadas em extrair, armazenar e disponibilizar amostras de sêmen doadas anonimamente. Este é um ato voluntário!

 

Quem precisa de espermatozóides doados?

Existem algumas situações que precisamos recorrer a um banco de sêmen, são elas:

  • Casais heterossexuais cujo marido não possui espermatozoides no sêmen ejaculado e que, mesmo com as técnicas cirurgicas para obtenção de espermatozóides não é possível obter ou os obtidos são de má formação.
  • Casais homoafetivos femininos que buscam tratamento para engravidar
  • Mulheres que desejem realizar produção independente

 

Como escolher o sêmen?

Os bancos de sêmen oferecem para a repectora informações básicas sobre o perfil do doador, como por exemplo: cor dos olhos, cor do cabelo, tom da pele, peso, estatura, tipo sanguíneo, ocupação, religião e hobbies. A partir destas informações, a receptora poderá escolher o sêmen que mais se alinha com suas expectativas pessoais e familiares.

Aqui na clínica, nós ajudamos nossos pacientes neste processo.

 

Quero doar espermatozóides: como eu faço?

O doador deve procurar um estabelecimento especializado (banco de esperma), passa por uma triagem e em seguida, preenche um cadastro informando suas características físicas, além de ser submetido à coleta de sorologias, exame de cariótipo e cultura seminal, que são realizados antes da coleta e repetidos 6 meses após a doação. Dessa forma, garante-se, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a segurança do processo de doação.

Ao ser aprovado pelos padrões de qualidade do banco de esperma e da ANVISA, o sêmen é coletado por procedimento masturbatório e será tratado de forma que os espermatozoides sejam isolados de outros fluídos para serem criopreservados (congelados). Este processo de congelamento de gametas permite que os mesmos permaneçam aptos para serem utilizados mesmo depois de muitos anos congelados.

No Brasil, as leis exigem que este processo seja totalmente anônimo para garantir a tranquilidade das pessoas que farão uso desse material genético.

Perguntas Frequentes

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Ficou com dúvida?
Entre em contato conosco

Veja mais

Procedimentos Complementares

Assisted Hatching

Procedimentos Complementares

Transferência de embriões

Procedimentos Complementares

Casais sorodiscordantes