Relação sexual programada

Tratamento para engravidar

A relação sexual programada consiste na utilização de medicações hormonais que atuam direta ou indiretamente nos ovários estimulando-os a produzir óvulos.

Calendário relação sexual programada

A técnica de indução da ovulação consiste na utilização de medicações hormonais que atuam direta ou indiretamente nos ovários estimulando-os a produzir óvulos.

Nesse tipo de tratamento de infertilidade, utiliza-se uma pequena quantidade de medicações hormonais visando à produção de poucos óvulos, porém, efetivos.

O tratamento por relação sexual programada tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento ovular por meio do exame ultra-som e, quando observado que os óvulos tenham atingido sua maturidade, o casal será orientado sobre os melhores momentos para manter relações sexuais, a fim de aumentar a possibilidade de gestação.

A figura ao lado representa a visão ultrassonográfica de um folículo ovariano (estrutura que contém um óvulo).

O tratamento de indução da ovulação é indicado, principalmente, para casais cujas mulheres tenham trompas uterinas normais e apresentam anovulação crônica e cujos homens tenham sêmen normal. Além disso, pode ser indicado também para os casais com infertilidade sem causa aparente após completa pesquisa diagnóstica.

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

fator-ovulatorio
Conheça as dificuldades ovulatórias mais comuns

As dificuldades ovulatórias geralmente ocorrem por distúrbios hormonais que impedem os ovários de liberarem os óvulos.

saiba mais +
fator-masculino
Conheça os fatores de infertilidade masculina

Aproximadamente 40% dos casais inférteis tem sua causa em fatores masculinos.

saiba mais +