Reversão de Vasectomia

Tratamentos

Quando o homem vasectomizado deseja reproduzir de forma natural, pode-se reconstruir o deferente, o que conhecemos como reversão da vasectomia.

VASECTOMIA

O espermatozóide é produzido no testículo e amadurece no epidídimo. O epidídimo é uma espécie de enovelado de microtúbulos que fica aderido ao testículo. O deferente é o tubo que conduz o espermatozóide do epidídimo até o canal peniano (uretra) para ser eliminado no ejaculado.

FIGURA

A vasectomia consiste na interrupção da passagem dos espermatozóides pelos deferentes. Isso é feito através de uma pequena cirurgia no escroto, cortando os deferentes. Após essa interrupção, o homem é considerado estéril (mas deve fazer espermograma para esse diagnóstico!).

Quando um vasectomizado quer ser pai novamente, temos duas opções para disponibilizar espermatozóides: cirurgia para reversão de vasectomia (saiba mais) ou utilização de técnicas de obtenção de espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo.

REVERSÃO DE VASECTOMIA

Quando o homem vasectomizado tem desejo reprodutivo, pode-se reconstruir o deferente, o que conhecemos como reversão da vasectomia. De forma simplificada, o paciente deve ser anestesiado e uma incisão (corte) é feito no escroto para expor testículos e epididímos. A seguir suturamos (“costuramos”) os deferentes que estavam cortados, de forma a fazer uma espécie de emenda. Isso permitirá a passagem novamente dos espermatozóides até o canal peniano e, por conseguinte, ao ejaculado. Na cirurgia analisamos o fluido testicular para verificar se há espermatozóides ou não.

O sucesso da cirurgia (passagem de espermatozóides) varia muito e depende basicamente do tempo em que a vasectomia foi realizada. Se a vasectomia aconteceu há mais de 10 anos, as chances de sucesso não são muito animadoras. A depender da complexidade da cirurgia, o retorno de espermatozóides pode se iniciar após 3 a 6 meses do procedimento, de modo que algumas vezes aguardamos até 1 ano para avaliação final dos resultados.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

iStock_000023047524Small
Fiz vasectomia. Posso ter filho?

Sim, é possivel engravidar mesmo tendo feito vasectomia. Para isso existem algumas possibilidades. Saiba quais são.

saiba mais +