A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a passagem dos espermatozoides pela uretra através de um corte nos microtúbulos que ligam o epidídimo (local onde são produzidos os espermatozoides) até a uretra, o que torna o homem estéril. Algumas vezes, o homem vasectomizado decide voltar a se reproduzir naturalmente por relações sexuais, e para que isso seja possível, é preciso reconstruir o canal que foi interrompido para permitir que seus gametas voltem a ser ejaculados durante as relações. Esta técnica é chamada de reversão de vasectomia.
A reversão de vasectomia é um procedimento recomendado para homens que realizaram a vasectomia a menos de 10 anos, já que após este período, as taxas de sucesso da reversão diminuem bastante. Ainda assim, existem casos de sucesso de homens que reverteram vasectomias realizadas a mais de 20 anos, ou seja, não existe uma regra para garantir uma reconstrução bem sucedida.
Estudos demonstram que cerca de 70% das cirurgias de reversão de vasectomia realizadas em homens vasectomizados há menos de 5 anos foram bem sucedidas. Estes números caem pra 30% quando as vasectomias foram realizadas há mais de 10 anos.
Confira o passo a passo de reversão de vasectomia:
- O paciente é anestesiado e respira com a ajuda de uma máscara laríngea;
- Um corte de 3 a 5 milímetros é feito em sua bolsa escrotal;
- Com o auxílio de um microscópio, as pontas do deferente são localizadas e suturadas;
- O saco escrotal é costurado novamente e o paciente pode ter alta em poucas horas, dependendo de suas condições pós-cirúrgicas.
O procedimento de reversão de vasectomia dura entre 2 e 4 horas e não possui nenhuma contraindicação. Porém, os homens que buscam o serviço em nossa clínica são aconselhados a avaliar diversos fatores antes de realizar a cirurgia. Entre estes fatores estão:
- Há quanto tempo são vasectomizados.
- Idade do homem e de sua parceira, já que a fertilidade da mulher também reduz consideravelmente após os 35 anos.
Após 45 dias da realização da cirurgia, é realizado um espermograma para confirmar o sucesso do procedimento. A depender da complexidade da cirurgia, o retorno de espermatozoides pode se iniciar de 3 a 6 meses após o procedimento, enquanto outras vezes é preciso aguardar até 1 ano para avaliação final dos resultados.
Alternativa a reversão da vasectomia
Se o homem vasectomizado não quiser passar por um procedimento cirúrgico para a reversão da vasectomia, uma alternativa muito eficaz para alcançar o sonho da paternidade é a Fertilização in vitro com ICSI. Nesta opção, os espermatozoides são capturados por meio de uma punção dos epidídimos (PESA) e posteriormente, são injetados nos óvulos de sua esposa pelo método de ICSI.
Este procedimento, além de apresentar resultados mais rápido e eficazes para a gravidez, diminui todas as consequências de um pós-operatório.
Ainda tem alguma dúvida? Clique aqui e fale com a gente.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e curta nossa página no Facebook para acompanhar nosso conteúdo informativo.
Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.