Clínica Vivitá
Segunda - Sexta
08:00 às 18:00
011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br
Siga-nos
HomeA clínica
Blog
Tratamentos/
Procedimentos Cirúrgicos

Reversão de vasectomia

Homens que realizaram a vasectomia e gostariam de tentar engravidar de maneira natural, podem realizar o procedimento cirúrgico de reconstrução dos canais que transportam os espermatozoides da bolsa escrotal até a uretra, permitindo que a fecundação ocorra novamente através de uma relação sexual.

O que é a vasectonia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a passagem dos espermatozoides pela uretra através de um corte nos microtúbulos que ligam o epidídimo (local onde são produzidos os espermatozoides) até a uretra, tornando o homem estéril.

 

O que é a reversão de vasectomia?

A reversão de vasectomia é a técnica cirúrgica de reconstrução dos microtúbulos que ligam o epidídimo (local onde são produzidos os espermatozoides) até a uretra, permitindo que os espermatozoides voltem a ser ejaculados junto com o sêmen, durante a relação sexual.

 

Quando é recomendado a reversão?

A reversão de vasectomia é um procedimento recomendado para homens que realizaram a vasectomia ha menos de 10 anos, mas pode ser feita com mais tempo.

Estudos demonstram que cerca de 70% das cirurgias de reversão de vasectomia realizadas em homens vasectomizados há menos de 5 anos foram bem sucedidas. Estes números caem pra 30% quando as vasectomias foram realizadas há mais de 10 anos.

Após este período, as taxas de sucesso da reversão diminuem, mas, ainda assim, existem casos de sucesso de homens que reverteram vasectomias realizadas a mais de 20 anos. Ou seja, não existe uma regra para garantir uma reconstrução bem sucedida.

 

Como o tratamento é realizado?

Confira o passo a passo de reversão de vasectomia:

  • O paciente é anestesiado e respira com a ajuda de uma máscara laríngea;
  • Um corte de 3 a 5 milímetros é feito em sua bolsa escrotal;
  • Com o auxílio de um microscópio, as pontas do deferente são localizadas e suturadas;
  • O saco escrotal é costurado novamente e o paciente pode ter alta em poucas horas, dependendo de suas condições pós-cirúrgicas.

O procedimento de reversão de vasectomia dura entre 2 e 4 horas. Após 45 dias da realização da cirurgia, é realizado um espermograma para confirmar o sucesso do procedimento. A depender da complexidade da cirurgia, o retorno de espermatozoides pode se iniciar de 3 a 6 meses após o procedimento, podendo chegar até 1 ano para avaliação final dos resultados.

 

Existe alguma contra indicação?

Não existe nenhuma contraindicação, porém, os homens que buscam o serviço em nossa clínica são aconselhados a avaliar diversos fatores antes de realizar a cirurgia, entre estes fatores estão:

  • O tempo em que o paciente realizou a vasectomia
  • Saúde reprodutiva da parceira, para investigar possíveis dificuldades de a gravidez acontecer naturalmente

 

Existe alguma alternativa à reversão da vasectomia?

Se o homem vasectomizado não quiser passar por um procedimento cirúrgico para a reversão da vasectomia, ou se for detectado alguma condição que possa dificultar ou impedir a gravidez por motivos do sistema reprodutor feminino, uma alternativa muito eficaz para a gestação é a Fertilização in vitro com ICSI, aliada a uma técnica de obtenção de espermatozóides.

O PESA (percutaneous epididymal sperm aspiration) é uma técnica cirurgica que permite coletar os espermatozoides por meio de uma punção dos epidídimos, para posterior fecundação dos óvulos pelo método de ICSI.

Este procedimento, além de apresentar resultados mais rápido e eficazes para a gravidez, diminui todas as consequências de um pós-operatório.

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Ficou com dúvida?
Entre em contato conosco

Veja mais

Procedimentos Cirúrgicos

Histeroscopia

Procedimentos Cirúrgicos

Reversão de laqueadura

Procedimentos Cirúrgicos

Obtenção de espermatozoides