No passado, as técnicas de fertilização in vitro se mostravam mais eficientes quando o embrião era transferido ao útero da paciente logo após completar seu desenvolvimento (geralmente no terceiro dia, denominado estágio de clivagem ou quinto dia, estágio de blastocisto).
Com a evolução da medicina reprodutiva, essa já não é mais uma realidade e a transferência de embriões que foram congelados passou a apresentar taxas de sucesso iguais ou até superiores à transferência de embriões frescos.
Uma das vantagens clínicas de transferir embriões que foram congelados é que a paciente pode fazê-lo em um ciclo ovariano natural ou um ciclo ovariano medicado. Além disso, é uma estratégia terapêutica importante para reduzir o risco de a paciente desenvolver Síndrome do Hiperestímulo Ovariano e/ou evitar prejuízo à implantação embrionária decorrentes de alterações hormonais identificadas ao final do ciclo de estimulação ovariana.
As etapas da transferência embrionária:
– Preparo endometrial: faz-se uso de medicações hormonais (via oral ou transdérmica) no início do ciclo menstrual, a paciente tem seu endométrio preparado para receber o embrião.
– Preparo do embrião: na manhã da transferência, o embrião é descongelado e tem sua qualidade avaliada antes da implantação, sendo a taxa de sobrevivência do embrião ao descongelamento próxima a 96%.
– Transferência embrionária: os embriões são transferidos ao útero da paciente com um catéter que passa pelo colo do útero e deposita os embriões na cavidade uterina com auxílio do ultrassom abdominal.
Depois do procedimento, a paciente deve ficar em repouso por 2 dias e um teste de gravidez (Beta-HCG) será realizado entre o 9º e 11º dia após a transferência.
Ainda tem alguma dúvida? Clique aqui e fale com a gente.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e curta nossa página no Facebook para acompanhar nosso conteúdo informativo.
Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.
Ainda tem duvida? Clique aqui e saiba mais.