Clínica Vivitá
Segunda - Sexta
08:00 às 18:00
011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br
Siga-nos
HomeA clínica
Blog
Sem categoria

Fertilização in vitro (FIV): etapas do procedimento

ETAPAS DO PROCEDIMENTO I. Estimulação da ovulação Na estimulação da ovulação para Fertilização in vitro (FIV) são utilizadas medicações hormonais que atuam nos ovários estimulando-os a produzir o maior número

ETAPAS DO PROCEDIMENTO

I. Estimulação da ovulação

Na estimulação da ovulação para Fertilização in vitro (FIV) são utilizadas medicações hormonais que atuam nos ovários estimulando-os a produzir o maior número possível de óvulos.  Tal técnica é aplicada pois, quanto maior o número de óvulos, mais embriões irão se formar e, portanto, maiores as chances de termos bons embriões (o que aumenta as possibilidades de gravidez).
 A estimulação da ovulação dura de 9 a 12 dias e, nesse período, é realizado o controle da ovulação por meio do exame ultra-som. No momento em que a maioria dos folículos (estruturas que contêm os óvulos) atingirem o tamanho de 18-20 mm, aplicamos outro hormônio chamado HCG (gonadotrofina coriônica humana) para finalizar a maturação dos óvulos. Após 34 a 36 horas da aplicação do HCG, os óvulos estão prontos para serem colhidos e utilizados.

 

II. Coleta dos óvulos e espermatozóides

  • Coleta dos óvulos

    A coleta dos óvulos no tratamento de Fertilização in vitro (FIV) é realizada sob visão através do exame ultrassom. Primeiramente, realizamos uma limpeza cuidadosa da vagina. Logo após, a paciente é sedada, impedindo dores no momento da punção dos ovários.
A aspiração do conteúdo dos folículos é feita com uma agulha fina que está ligada ao aparelho de ultrassom através de um guia instalado no transdutor transvaginal do aparelho. Essa agulha é acoplada a um tubo de ensaio que contém tecnologia adequada para receber os óvulos aspirados. Esse tubo de ensaio, por sua vez, está ligado a um aspirador.

coleta_de_ovulos
Coleta de óvulos

  • Coleta dos espermatozóides

    Geralmente para realização da Fertilização in vitro (FIV) a coleta dos espermatozoides é feita por masturbação no mesmo dia em que a mulher é submetida à coleta dos óvulos. Nos casos de azoospermia os homens devem ser submetidos aos procedimentos para obtenção de espermatozoides indicados na seção fator masculino.

 

III. O papel do laboratório

Algumas horas após a obtenção dos gametas é feita a fertilização in vitro (FIV) dos óvulos. Esse procedimento pode ser realizado por duas técnicas: a fertilização in vitro (FIV) convencional e a ICSI (intra citoplasmatic sperm injection).

  • FIV Convencional:

    Na Fertilização in vitro convencional os espermatozoides são colocados juntos aos óvulos para que eles o penetrem e possam fertilizá-los. A foto abaixo representa um óvulo com um espermatozoide instantes antes de penetrá-lo.

  • ICSI (Intra citoplasmatic sperm injection

    Nesse caso, os espermatozoides com melhores condições (melhor forma e movimentação) são “escolhidos” pelo embriologista com a ajuda de um microscópio e cada um deles é injetado dentro de cada óvulo através de micromanipuladores acoplados aos microscópios. A figura abaixo representa a visão do embriologista no momento da injeção de um espermatozoide no óvulo.

icsi
ICSI- injeção de espermatozoide no óvulo

IV. Transferência dos embriões

Após a fertilização in vitro (FIV) dos óvulos, formam-se embriões que, por sua vez, começam a se desenvolver. O desenvolvimento é rápido –  a cada 24 horas, dobra o número de células de cada embrião.

Etapas o desenvolvimento embrionário
Etapas do desenvolvimento embrionário

A figura acima representa os estágios do desenvolvimento embrionário:

  • O estágio A mostra o óvulo antes de ser fecundando pelo espermatozoide;
  • O estágio B representa o óvulo que acabou de ser fertilizado;
  • No estágio C percebe-se o início do desenvolvimento do embrião;
  • O estágio D representa um embrião 24 horas após a fertilização (estágio de 2 células);
  • Os estágios E e F representam o embrião 48 horas após a fertilização (estágio de 4 células);
  • O estágio G representa o embrião 72 horas após a fertilização (estágio de 8 células);
  • A figura H representa o embrião já compactado, no estado chamado de mórula;
  • O estágio I representa o embrião no quinto dia de desenvolvimento (blastocisto).

Normalmente, na fertilização in vitro, a transferência dos embriões é realizada no segundo, terceiro e/ou quinto dia após a coleta dos óvulos (isso será definido de acordo com o desenvolvimento embrionário específico de cada caso).

A transferência dos embriões é realizada com auxílio do exame ultrassom abdominal, que guia a passagem dos embriões para dentro do útero. Trata-se de um procedimento indolor que consiste na inserção de um pequeno cateter dentro do útero das pacientes. Esse cateter contém os embriões que serão injetados na cavidade uterina, como esquematizado na figura abaixo.

transferência de embriões
Transferência de Embriões

V. Gestação Inicial

Após 11 dias da transferência dos embriões realizaremos o primeiro teste de gravidez (β-HCG quantitativo). Se positivo, costumamos repeti-lo após 2 ou 3 dias para confirmar a gestação e também para acompanhar o desenvolvimento inicial da gravidez.
Quando gestação for positiva, por volta de duas a três semanas após a transferência dos embriões, a paciente realizará conosco o primeiro exame ultrassom da gestação para visualização do saco gestacional, como ilustra a figura abaixo.

ultrassom com gestação inicial
Ultrassom com gestação inicial

Em seguida, costumamos acompanhar a evolução da gravidez com retornos a cada 14 dias durante os três primeiros meses de gestação (período no qual a paciente deve retornar ao seu médico obstetra para acompanhamento pré-natal).

 

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

 

Ficou com dúvida?
Entre em contato conosco