A inseminação intra-uterina é um tratamento extremamente simples que também começará com a estimulação da ovulação, ou seja, utilizaremos medicações hormonais que atuarão direta ou indiretamente nos ovários estimulando-os a produzir óvulos.
Inseminação Artificial
Imagem ilustrada do processo.

A inseminação artificial, ou inseminação intra-uterina, é um tratamento de infertilidade extremamente simples.

O início do tratamento de inseminação artificial é muito parecido com o Coito Programado. Começa com a estimulação da ovulação, através de medicações hormonais que atuarão direta ou indiretamente nos ovários, estimulando-os a produzir óvulos. No tratamento de inseminação artificial a indução de ovulação também será relativamente leve, utilizando-se uma quantidade pequena de medicações hormonais visando à produção de poucos óvulos, porém, efetivos.

A formação e desenvolvimento dos óvulos serão acompanhados por meio do exame ultrassom e, quando atingida a maturidade ovular, realiza-se a inseminação do sêmen no útero da mulher. Este procedimento é indolor e consiste na colocação de um pequeno cateter dentro do útero da paciente, contendo o sêmen previamente preparado que, dessa forma, é injetado na cavidade uterina (conforme exemplificado na figura).

Uma das grandes características da inseminação artificial é a possibilidade de se preparar o sêmen antes de injetá-lo na cavidade uterina. A inseminação artificial é uma ótima opção de tratamento para aqueles casais cuja mulher tem as trompas normais e o homem tem uma alteração espermática mais leve (que poderá ser corrigida com o preparo do sêmen). Além disso, a inseminação artificial também poderá ser utilizada para tratamento de casais com infertilidade sem causa aparente após completa investigação diagnóstica.

 

Nota:

Por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

 

 



Entenda o tratamento de Fertilização "in vitro"

c167e-inseminacao.jpg
slider_shadow

Atualmente a fertilização "in vitro" é o principal tratamento realizado nas clinicas de reprodução humana.

Você sabe o que é a ICSI?

1f082-icsi.jpg
slider_shadow

A ICSI é a sofisticação da técnica de fertilização in vitro convencional. Neste processo o espermatozóide é injetado…