Relação sexual programada

A Relação Sexual Programada (RSP) é um tratamento indicado em casos de dificuldade para engravidar relacionado a distúrbio da ovulação.

A Relação Sexual Programada (RSP) é um tratamento indicado em casos de dificuldade para engravidar relacionada a distúrbios da ovulação.

A Relação Sexual Programada (RSP), também conhecida como Coito Programado, é uma abordagem terapêutica utilizada para casais que enfrentam dificuldades para engravidar, especialmente quando há alterações leves na ovulação. O tratamento consiste na estimulação ovariana por meio de medicações hormonais que atuam direta ou indiretamente nos ovários, com o objetivo de induzir a ovulação.

Como funciona o tratamento de Relação Sexual Programada?

Durante o tratamento, são administradas pequenas doses de hormônios — por via oral ou injetável, conforme a necessidade de cada paciente — para estimular o desenvolvimento de um a, no máximo, três óvulos por ciclo menstrual.

O acompanhamento é feito por meio de ultrassonografias transvaginais seriadas, que monitoram o crescimento dos folículos. Quando atingem o tamanho ideal e indicam a proximidade da ovulação, o casal recebe orientação sobre os melhores dias para manter relações sexuais, aumentando as chances de concepção.

A duração média do tratamento corresponde a um ciclo menstrual completo, aproximadamente 28 dias.

Para quem é indicado o Coito Programado?

A indução da ovulação é indicada especialmente para mulheres com bom funcionamento das trompas uterinas e que apresentem anovulação crônica. Também é necessário que o espermograma do parceiro apresente parâmetros dentro da normalidade.

Um exemplo comum é o tratamento de mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Além disso, a RSP pode ser indicada para casais diagnosticados com Infertilidade Sem Causa Aparente, após investigação completa.

Quais são as chances de gravidez com este tratamento?

Quando a disfunção ovulatória é corrigida, o tratamento se aproxima da concepção natural. As taxas de gravidez variam entre 15% e 20% por ciclo, podendo ser menores quando a qualidade dos óvulos está comprometida.

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×