Alimentos: quais ajudam e quais prejudicam a fertilidade?

Alimentos: quais ajudam e quais prejudicam a fertilidade?

Por: Redator - 13 de Março de 2025

Toda mulher que está tentando engravidar certamente já ouviu diversas receitas para aumentar a fertilidade com ajuda da alimentação. Apesar de controverso, já existem diversos estudos que comprovam que, enquanto alguns alimentos podem sim ajudar a saúde reprodutiva, outros podem atrapalhar – e muito! – a fertilidade. É importante dizer que não existe uma fóruma mágica, que não existe um super alimento que irá potencializar a sua fertilidade, o concenso entre os Nutrologistas e Nutricionistas é que uma dieta balanceada, de preferencia com alimentos orgânicos, influenciam de forma positiva na fertilidade, principalmente das mulheres.  E, se for para fazer uma dieta, as pesquisas apontam que a "dieta mediterrânea" é uma das que mais favorecem a fertilidade. A base alimentar, ou seja, o que mais se consome é composta principalmente por frutas, verduras e legumes, grãos, tuberculos, azeite, oleagenosas (amendoas, castanhas, nozes, etc). Dentre as fontes proteicas, estão peixes e frutos do mar, carne de frango e laticínios. E no topo da priâmide alimentar, carne vermelha e doces, de forma bem moderada. Dentre os principais nutrientes que favorece a fertilidade, podemos citar o Zinco, Selênio, Vitaminas do complexo A, B, E e C, Beta-carotenoÔmega-3, Manganês e Magnésio.

Alimentos que prejudicam a fertilidade

Apesar de haver um alimento milagroso para a fertilidade, existe sim alguns alimentos e substâncias que são prejudiciais a saúde, isto sim é um concenso!  Dentre alguns dos alimentos dignos de atenção para casais que tentam engravidar podemos citar: Cafeína: presente em chás, bebidas energéticas, chocolate e no famoso cafezinho, a cafeína inibe a ação dos músculos que levam o óvulo até o útero, bem como das células presentes na parede das tubas uterinas Açúcar: o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar pode afetar o bom funcionamento da hipófise, uma glândula responsável por produzir os hormônios que estimulam a produção dos óvulos e dos espermatozoides. Alimentos Utraprocessados e Frituras: lanches embalados, bolachas, refrigerantes, batata frita e muitos outros alimentos podem conter gorduras trans, que são prejudiciais para a saúde reprodutiva. É importante buscar orientação médica para uma dieta completa, equilibrada e saudável para mamães e bebês.
Agende a sua consulta

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×