Gravidez após os 40: é possível ter uma gestação saudável?
Casos de gravidez após os 40 são cada vez mais recorrentes. Conheça os riscos dessas gestações e saiba como conquistar uma gestação saudável.
Por: Redator - 13 de Março de 2025
Casos de gravidez após os 40 anos de idade estão sendo cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Muitas mulheres resolvem ter mais filhos, ou mesmo o filho primogênito, após essa idade.
Atualmente, é totalmente possível obter uma gestação saudável nessa fase da vida. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes que as mulheres mais jovens, às vezes, deixam de lado. Continue a leitura para conhecer os riscos da gravidez após os 40 anos de idade e saber como conquistar uma gestação saudável.
Quais são os riscos da gravidez após os 40?
A gravidez após os 40 anos sempre é considerada de alto risco. Isso acontece por causa das doenças que mulheres com mais de 40 anos estão mais propensas a desenvolver e que podem prejudicar a gestação. Complicações na tireoide, diabetes e hipertensão são algumas das principais doenças que podem afetar o desenvolvimento saudável do bebê, como provocar alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, por exemplo, e tornar a saúde da mulher mais frágil.
Além disso, as mulheres que engravidam com 40 anos de idade ou mais apresentam maiores chances de desenvolver gestações múltiplas, partos prematuros, natimortalidade, anomalias placentárias e crescimento intrauterino restrito.
É possível ter uma gestação segura após essa idade?
Apesar dos casos de gravidez após os 40 anos de idade serem considerados de alto risco, como visto anteriormente, ainda é possível, sim, ter uma gestação segura. Além disso, como as mulheres com 40 anos de idade ou mais apresentam uma chance reduzida de engravidar com os próprios óvulos, é muito comum que a maioria delas procure um médico especialista em reprodução humana para engravidar.
Por isso, o primeiro passo a ser dado é sempre consultar e manter um acompanhamento com o ginecologista especialista em reprodução humana, para avaliar suas capacidades reprodutivas e a saúde como um todo. Optar por manter hábitos saudáveis também é uma atitude que o médico irá recomendar e que contribui para uma gestação sem complicações e problemas graves.
É essencial prezar por uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva; praticar atividades físicas regularmente; controlar a ansiedade e o estresse. Além disso, abandonar hábitos prejudiciais à saúde também é fundamental, como parar de fumar e de beber excessivamente.
A importância do acompanhamento médico
Em geral, procurar a ajuda de um profissional especializado é a chave para conquistar uma gestação tranquila após os 40 anos de idade. Por isso, não deixe de procurar um médico especialista em reprodução humana e realizar um acompanhamento antes e durante a gestação.
Fale conosco agora mesmo
Dr. Georges Fassolas
Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612
Unidades
São Paulo – Itaim Bibi
Originare – Medicina ReprodutivaRua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo
CEP: 04534-011
Ver mapaSão Paulo – Zona Leste
Vivitá by OriginareRua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo
CEP: 03062-000
Ver mapaCampinas
Vivitá by OriginareRua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP
CEP: 13073-320
Ver mapaAtendimento
Segunda - Sexta08:00 às 18:00
Newsletter
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.