O que é laparoscopia?
A laparoscopia ou videolaparoscopia é uma cirurgia que permite a visualização da cavidade abdominal e pélvica, uma vez que o procedimento insere uma câmera no abdome da paciente através de uma pequena incisão (10–12 mm) no umbigo. A laparoscopia permite a inspeção de todos os órgãos do abdome e da pelve de maneira detalhada, sem a necessidade de uma cirurgia convencional (cirurgia aberta), graças à tecnologia óptica que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo.
A magnificação da imagem proporcionada pela câmera e pela óptica, associada à precisão das pinças utilizadas, permite realizar cirurgias de grande complexidade, diminuindo o tempo de recuperação e as taxas de complicações operatórias, como trauma cirúrgico, sangramento intraoperatório, dor pós-operatória, infecções e aderências — além de produzir cicatrizes menores.
Para que os benefícios desse procedimento sejam plenamente obtidos, é fundamental que o cirurgião seja experiente neste tipo de abordagem.
A laparoscopia trata doenças relacionadas à infertilidade?
A laparoscopia é indicada para tratar diversas doenças que podem estar associadas à infertilidade, incluindo:
- endometriose (em casos cirúrgicos);
- miomas uterinos;
- malformações uterinas;
- obstrução das tubas uterinas (em determinados casos);
- gestação ectópica;
- aderências pélvicas;
- doenças inflamatórias pélvicas;
- cistos ovarianos;
Como é feita a laparoscopia?
A laparoscopia é considerada uma técnica pouco invasiva, porém deve ser realizada em ambiente hospitalar, com a paciente sob anestesia geral. O procedimento pode ter finalidade diagnóstica (inspeção e biópsia) ou terapêutica (realização de intervenções cirúrgicas).
A videolaparoscopia é realizada a partir de pequenas incisões na região abdominal, por onde são introduzidas microcâmeras e instrumentos cirúrgicos delicados. O abdome é insuflado com gás carbônico (CO₂) para criar espaço e permitir melhor visualização dos órgãos internos.
Qual o tempo de recuperação para poder engravidar?
Normalmente, pacientes que passaram por videolaparoscopia e desejam engravidar devem aguardar entre 3 e 6 meses após a cirurgia para iniciar tentativas naturais ou tratamentos de Reprodução Assistida. O prazo ideal deve ser definido individualmente por um especialista.
Nota: por se tratar de fatores biológicos e individuais, a realização do tratamento não garante gravidez.