Você ja pensou em congelar seus óvulos?

O congelamento de óvulos é uma técnica para a preservação da fertilidade que vem se tornando realidade para muitas mulheres. Indicado principalmente para mulheres que passarão por quimioterapia ou radioterapia,

Você ja pensou em congelar seus óvulos?

Por: Redator - 13 de Março de 2025

O congelamento de óvulos é uma técnica para a preservação da fertilidade que vem se tornando realidade para muitas mulheres.

Indicado principalmente para mulheres que passarão por quimioterapia ou radioterapia, mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou alguma doença ovariana, o congelamento de óvulos também tem sido uma opção para mulheres que desejem postergar a maternidade.

O congelamento é uma técnica que conserva as características dos óvulos, fazendo com que eles não envelheçam, o que possibilita eles serem usados anos depois.

Por isto este procedimento é bastante interessante não só para as mulheres que se deparam com problemas de saúde, mas também para aquelas que planejam a maternidade futura, mas ainda não têm um parceiro ou se encontram num momento da vida onde existem outras prioridades.

Embora não existe uma idade máxima para que a mulher opte pelo congelamento de óvulos, é importante lembrar que o procedimento realizado com um óvulo mais velho reduz bastante as chances de que se torne um embrião. Portanto, em qualquer situação que se decida pelo congelamento do óvulo, o mais indicado é que seja feito antes dos 35 anos.

Outra vantagem do método é o fato de não envolver nenhum questionamento ético, uma vez que – caso desista do projeto de engravidar – a mulher pode optar pelo descarte do óvulo, já que se trata apenas de um gameta como o que expele naturalmente a cada ciclo menstrual.

Como funciona

Neste procedimento, as pacientes são submetidas a uma indução de ovulação nos moldes de fertilização in vitro para que sejam extraídos os óvulos. É considerado – na maioria dos casos – um bom número de reserva cerca de 20 óvulos.

Quanto ao processo da gravidez em si, não existe nenhuma diferença da fertilização in-vitro e da ICSI. Depois de descongelado, o ovulo será fertilizado em laboratório e implantado no útero da mulher.

Por diferentes razões, cada vez mais mulheres têm feito a opção pelo congelamento de óvulos e, embora a técnica não possa garantir a gravidez, as taxas de resultado positivo tem se mostrado uma alternativa real para manter a esperança da maternidade.

Agende a sua consulta

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×