Histeroscopia

A histeroscopia é um procedimento que permite a observação da cavidade uterina através de uma microcâmera e fibra óptica introduzida dentro da vagina e do canal do colo do útero. A histeroscopia pode ser diagnóstica (quando é realizada apenas a visualização da cavidade uterina) ou cirúrgica (quando é realizada correção de alguma alteração dentro do útero). Quando há suspeita de que fatores uterinos estejam comprometendo a fertilidade da mulher, a histeroscopia é indicada para avaliação de possíveis anormalidades no útero.

Uma boa parcela das dificuldades de engravidar está relacionada a fatores uterinos, como miomas, pólipos, sinéquias (cicatrizes) e inflamações. Por isso, avaliar a cavidade uterina é fundamental na investigação da infertilidade, já que é no útero que o embrião será implantado e se desenvolverá durante toda a gestação.

O que é a histeroscopia?

A histeroscopia, ou vídeo-histeroscopia, é um procedimento indicado quando há suspeita de que a infertilidade feminina esteja vinculada a fatores uterinos. Ela permite a visualização direta da cavidade uterina por meio da introdução de uma microcâmera via vaginal, sendo o principal exame para diagnóstico e tratamento de alterações intrauterinas.

Histeroscopia Diagnóstica

A histeroscopia diagnóstica é um exame minimamente invasivo, que não requer intervenção cirúrgica. Seu objetivo é inspecionar a cavidade uterina e identificar alterações como aderências, pólipos, miomas, inflamações ou anormalidades anatômicas que possam interferir na fertilidade, causar irregularidades menstruais ou dor pélvica.

O exame começa com a realização de um exame especular, semelhante ao Papanicolau, seguido da limpeza da vagina e do colo do útero com solução antisséptica. Em seguida, uma fibra óptica fina com microcâmera é inserida pelo canal cervical. Para promover a visualização adequada, a cavidade uterina é distendida com soro fisiológico ou gás carbônico.

As imagens internas do útero são transmitidas em tempo real para um monitor, permitindo observar as paredes uterinas e os orifícios das tubas. Se necessário, é possível retirar pequenos fragmentos do endométrio (biópsia dirigida) para análise microscópica.

Histeroscopia Cirúrgica

A histeroscopia cirúrgica é indicada quando é preciso tratar alterações previamente identificadas, como pólipos, miomas submucosos, aderências e septos uterinos.

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com a paciente sob anestesia. Após a assepsia e antissepsia, o colo do útero é dilatado para permitir a entrada de instrumentos cirúrgicos específicos. A cavidade uterina é distendida com soro fisiológico ou gás carbônico, possibilitando a visualização e remoção das estruturas alteradas com o auxílio de pequenas tesouras ou bisturi elétrico.

Por ser uma cirurgia minimamente invasiva realizada através de um orifício natural (colo do útero), a recuperação costuma ser rápida. A paciente permanece em observação por algumas horas e, se estiver bem, recebe alta no mesmo dia.

Para quem é indicada?

A histeroscopia é indicada nas seguintes situações:

  • Mulheres com suspeita de câncer endometrial;
  • Mulheres com espessamento endometrial na pós-menopausa;
  • Pacientes em Fertilização In Vitro (FIV) com falhas de implantação;
  • Mulheres com suspeita de doenças inflamatórias ou alterações intrauterinas;
  • Pacientes com miomas, pólipos ou sinéquias;
  • Avaliação de sangramentos uterinos anormais.

Nota: por se tratar de fatores biológicos e individuais, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×