Como investigar um casal que não consegue engravidar?
Quando um casal não consegue engravidar depois de um ano de tentativas, é possível que o homem ou a mulher seja infértil. Saiba mais!
Por: Redator - 13 de Março de 2025
É comum que depois de um ano de tentativas para engravidar, sem resultados, os casais comecem a suspeitar de infertilidade. Em casos nos quais o casal tem relações sexuais sem preservativo e anticoncepcionais durante o período fértil da mulher e mesmo assim não consegue engravidar, o ideal é que ambos realizem os exames de fertilidade e procurem orientação médica.
Nas primeiras consultas, o médico tem uma longa conversa com o casal para investigar o histórico clínico e saber mais sobre as tentativas de engravidar. Depois disso, os exames físicos se iniciam e é necessário fazer avaliações físicas e exames complementares. Os exames clínicos, aliados aos físicos, são importantes para o médico entender as condições do casal e desenvolver um acompanhamento específico.
Continue a leitura para conhecer os principais exames para investigar um casal que não consegue engravidar.
Exames para a mulher
Para uma melhor investigação de infertilidade na mulher, além do exame clínico para entender um pouco mais sobre a vida sexual, métodos contraceptivos, ciclos menstruais, entre outras questões importantes, o médico solicita também exames físicos. Os principais são os de sangue, de imagem, teste de ovulação e videolaparoscopia. Conheça alguns deles e suas utilidades:
Ultrassonografia transvaginal
Fazer esse exame entre o terceiro e quinto dia da menstruação é o indicado. Com o propósito de analisar o tamanho do útero e se existem folículos ovarianos, esse exame permite ao médico identificar o período em que as chances de engravidar são maiores para que o casal possa se organizar.
Histerossalpingografia
Avalia a cavidade uterina, identifica a localização das trompas e se há alguma obstrução nelas.
Videolaparoscopia
Essa cirurgia é pouco invasiva e serve para analisar detalhadamente o útero e as trompas, além de diagnosticar possíveis doenças nessa região, como, por exemplo, a endometriose, a aderência pélvica e miomas.
Exames para o homem
Para investigar a infertilidade nos homens, o médico solicita os exames de sangue, imagem, urina, o espermograma e a biópsia testicular. Esses exames servem para, entre outras coisas, identificar a quantidade de espermatozoides, conferir se eles estão se movendo para o lado correto, além de analisar os órgãos reprodutores.
Espermograma
Esse é um dos exames mais comuns para investigar a infertilidade nos homens. Por meio de uma amostra, ele identifica a quantidade de espermatozoides, analisa suas estruturas e a capacidade de movimentação deles.
Ultrassonografia testicular
Visto que a vascularização testicular interfere e atrapalha a formação de espermatozoides, esse exame serve para analisar o fluxo sanguíneo dos testículos e verificar se existem tumores, além de identificar possíveis complicações na próstata, nas vesículas seminais e no epidídimo.
Afinal, onde fazer esses exames?
Primeiramente, para realizar esses exames e alcançar um diagnóstico preciso, é indispensável buscar a orientação de um profissional especializado, que irá investigar a infertilidade e fornecer um tratamento específico para esse casal que não consegue engravidar. Portanto, não hesite em procurar ajuda médica, pois, quanto antes se inicia o tratamento, maiores são as chances de cura.
Fale conosco agora mesmo
Dr. Georges Fassolas
Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612
Unidades
São Paulo – Itaim Bibi
Originare – Medicina ReprodutivaRua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo
CEP: 04534-011
Ver mapaSão Paulo – Zona Leste
Vivitá by OriginareRua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo
CEP: 03062-000
Ver mapaCampinas
Vivitá by OriginareRua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP
CEP: 13073-320
Ver mapaAtendimento
Segunda - Sexta08:00 às 18:00
Newsletter
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.