Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Estima-se que entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva sejam afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), um distúrbio hormonal que causa o aumento dos ovários e a formação de cistos no local. Essa condição pode afetar a frequência e qualidade da ovulação feminina.

Estima-se que entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva sejam afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Trata-se de um distúrbio hormonal que causa o aumento do volume ovariano e a presença de pequenos e múltiplos cistos em seu interior (ovários micropolicísticos). Essa condição pode afetar a frequência e qualidade da ovulação feminina.

Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença caracterizada pela alteração do funcionamento do metabolismo, podendo cursar com resistência à insulina, aumento dos hormônios androgênicos (masculinos), obesidade e ciclos menstruais anovulatórios (sem ovulação), sendo uma causa importante de infertilidade.

A doença pode causar alterações na atividade ovariana e é responsável por cerca de 30% dos casos de infertilidade feminina.

Os sintomas podem aparecer logo após a primeira menstruação, porém o diagnóstico mais preciso geralmente ocorre na idade adulta. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Ciclos menstruais irregulares (com mais de 35 dias de intervalo);
  • Menstruação atrasada ou amenorreia (ausência de menstruação);
  • Produção excessiva de hormônios masculinos;
  • Surgimento excessivo de pelos faciais e/ou corporais, acne intensa, calvície e obesidade.

Qual o tratamento para Síndrome dos Ovários Policísticos?

Se você apresenta alguns dos sintomas mencionados acima, é importante ser investigada para essa doença. Antes de iniciar o tratamento, é necessário eliminar outras condições que apresentam sintomas semelhantes, como Hiperplasia Congênita da Adrenal, Doenças Tireoidianas, Hiperprolactinemia e Síndrome de Cushing.

Após a etapa inicial de diagnóstico, o tratamento é iniciado com foco no gerenciamento dos sintomas. O tratamento comportamental e clínico é frequentemente indicado. Mudanças no estilo de vida — como controle alimentar, prática regular de atividade física e abandono de vícios como o tabagismo — são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas da SOP.

Dependendo da avaliação individual, podem ser prescritos medicamentos que auxiliam na resistência à insulina, reduzam os efeitos do aumento dos hormônios masculinos ou induzam a ovulação para pacientes que desejam engravidar.

Quem tem Síndrome dos Ovários Policísticos pode engravidar?

Sim, é possível. Para as mulheres que desejam engravidar, podem ser utilizadas medicações indutoras da ovulação, associadas ao acompanhamento ultrassonográfico seriado e orientação sobre o melhor momento para ter relações sexuais.

Outras possibilidades de tratamento para aumentar as chances de gestação incluem técnicas de reprodução assistida, como a Inseminação Artificial e a Fertilização in vitro (FIV).

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×