Endometriose atrapalha o resultado da FIV?
A Human Reproduction Update publicou um artigo muito interessante sobre como a endometriose poderia interferir no sucesso de uma FIV.
Por: Redator - 13 de Março de 2025
A Human Reproduction Update publicou um artigo muito interessante sobre como a endometriose poderia interferir no sucesso de uma FIV. Não se trata de um estudo formal, mas ele já aponta para diversos caminhos interessantes quando o assunto é a evolução das técnicas de reprodução assistida. Durante os estudos , foi possível identificar que mulheres com endometriose mais avançada (estágios III ou IV) tiveram piores resultados na FIV. Porém, mulheres com endometrioma (endometriose no ovário) tiveram resultados semelhantes àquelas de mulheres sem endometrioma. O que podemos concluir é que a menor taxa de sucesso na FIV pode estar relacionada à redução da resposta ovariana, à menor qualidade dos óvulos e dos embriões, além de possíveis complicações decorrentes de, alterações imunológicas e inflamatórias. É importante ressaltar que o estudo não indica que a endometriose afeta diretamente a implantação embrionária nem aumenta o risco de alterações genéticas no bebê. É muito importante conversar com um especialista em reprodução humana para buscar uma alternativa específica para o seu caso clínico e, assim, ter mais chances de sucesso na FIV. Se você tem endometriose e está pensando em fazer um tratamento para engravidar.
Fale conosco agora mesmo
Dr. Georges Fassolas
Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612
Unidades
São Paulo – Itaim Bibi
Originare – Medicina ReprodutivaRua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo
CEP: 04534-011
Ver mapaSão Paulo – Zona Leste
Vivitá by OriginareRua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo
CEP: 03062-000
Ver mapaCampinas
Vivitá by OriginareRua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP
CEP: 13073-320
Ver mapaAtendimento
Segunda - Sexta08:00 às 18:00
Newsletter
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.