Reversão de laqueadura

Existem muitos relatos de mulheres que fazem a laqueadura quando jovens e, com o passar dos anos, se arrependem. Muitas delas demonstram o desejo de reverter a laqueadura para voltar a engravidar de forma natural, mas nem sempre isso é possível.

Muitas mulheres fazem a laqueadura quando jovens e, com o passar dos anos, decidem ter filhos novamente. Uma das possibilidades para engravidar é reverter a laqueadura para voltar a engravidar de forma natural, mas nem sempre isso é possível.

Laqueadura: o que é e quando pode ser revertida?

A laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico realizado nas tubas uterinas com o objetivo de interromper a passagem dos gametas, impedindo que o óvulo e o espermatozoide se encontrem e, consequentemente, evitando uma gestação indesejada.

Existem diferentes técnicas cirúrgicas para a laqueadura, algumas das quais permitem a reversão, enquanto outras a tornam irreversível. Um exemplo é a salpingectomia, técnica em que se remove praticamente toda a trompa, o que inviabiliza a reversão do ponto de vista biológico.

Outras abordagens, mais conservadoras, consistem na realização de um pequeno corte em um segmento da trompa, bloqueando a passagem dos gametas. Nestes casos, a reversão da laqueadura pode ser tecnicamente possível, especialmente se o corte foi feito em uma localização favorável e o tempo decorrido desde a cirurgia não for muito longo.

No entanto, é importante destacar que a reversão da laqueadura é um procedimento cada vez menos indicado pela medicina reprodutiva moderna. Mesmo quando a reversão é tecnicamente viável, há uma possibilidade significativa de insucesso do ponto de vista fisiológico, com baixas taxas de gravidez natural após o procedimento, além de poder aumentar os riscos de gestação ectópica (gravidez nas tubas).

Fatores que influenciam na possibilidade de reversão

  • Técnica utilizada na realização da laqueadura;
  • Localização do corte nas trompas;
  • Tempo decorrido desde o procedimento;
  • Idade da paciente e reserva ovariana.

Quando a reversão é recomendada?

A reversão da laqueadura é indicada apenas em situações muito específicas, geralmente quando o casal manifesta o desejo de tentar uma gravidez natural. Mesmo nesses casos, é fundamental realizar uma avaliação criteriosa para verificar se há condições favoráveis para o procedimento.

Na maioria das vezes, especialmente em mulheres com idade mais avançada ou com a laqueadura realizada há muitos anos, a Fertilização In Vitro (FIV) é considerada a alternativa mais segura, eficaz e moderna para alcançar a gestação.

Se você realizou a laqueadura e deseja engravidar novamente, agende uma consulta em nossa clínica. Nossa equipe especializada poderá avaliar o seu caso e indicar a melhor estratégia para a realização do seu sonho de ser mãe novamente.

Nota: por se tratar de fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente, a realização do tratamento não é garantia de gravidez.

Fale conosco agora mesmo

Dr. Georges Fassolas
Responsável Técnico

Dr. Georges Fassolas

Médico Ginecologista, especialista em procedimentos de reprodução humana. CRM 104328 / RQE 39.612

Unidades

São Paulo – Itaim Bibi

Originare – Medicina Reprodutiva

Rua Joaquim Floriano, 413, 8º Andar
Itaim Bibi – São Paulo

CEP: 04534-011

Ver mapa

São Paulo – Zona Leste

Vivitá by Originare

Rua Herval, 680
Bairro Belém – São Paulo

CEP: 03062-000

Ver mapa

Campinas

Vivitá by Originare

Rua Barbosa da Cunha, 875
Jardim Guanabara – Campinas – SP

CEP: 13073-320

Ver mapa

Atendimento

Segunda - Sexta

08:00 às 18:00

011 35966263 / 019 32032759
vivita@vivita.com.br

Newsletter

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me cadastrar autorizo a Vivitá Clínica de Reprodução Humana a enviar notificações por e-mail e concordo com sua Política de Privacidade.

WhatsApp Vivitá
Vivitá www.vivita.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×